top of page

Quaresma


A Quaresma é o tempo de 40 dias que tem início na Quarta-Feira de Cinzas, esse ano dia 14 de fevereiro e termina na Quinta-feira Santa em 2024 será a 28 de março.

A liturgia quaresmal é um momento muito especial para nos prepararmos bem para viver a Semana Santa e o Tríduo Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

“Esse tempo, para aqueles que não são batizados, é o tempo próprio de preparação; e para os que já são batizados, é um tempo de recuperação das disposições do seu coração. Então, é um tempo de ascese para quem já é batizado, um tempo de penitência, e um tempo de conhecimento e grande conversão para aquele que se prepara.” (https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/o-que-e-a-quaresma/).

Apesar dos cristãos se prepararem para a Páscoa desde os primeiros tempos a obrigatoriedade da Quaresma como tempo de oração, jejum, abstinência e penitência tem seu início no século IV.

“O número de 40 dias tem um significado simbólico-bíblico: 40 são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus. Guiados por esse tempo e pelas práticas – como que guiados por uma bússola –, buscamos os tesouros da fé para crescer no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

Durante esse período a Igreja orienta que devemos praticar jejum, abstinência de carne às sextas-feiras (mas, lembrando que essa obrigatoriedade é para o ano todo), penitência, oração e obras de caridade.

“Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fiéis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se”.(https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/qual-e-a-origem-da-quaresma/).

Roguemos a Deus Pai que possamos viver essa Quaresma principalmente com amor em nosso coração e dessa maneira estarmos prontos para a morte e ressurreição de Cristo.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Ler é a maior arma que temos...

bottom of page