top of page

9 de Julho - Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo


No dia 9 de julho, São Paulo celebra uma das datas mais marcantes de sua história: a Revolução Constitucionalista de 1932.


Este movimento foi uma resposta ao golpe de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder e dissolveu o Congresso Nacional, frustrando as expectativas de muitos paulistas que desejavam uma nova constituição para o Brasil.


A insatisfação culminou em um levante armado que durou três meses, de julho a outubro de 1932. Os paulistas, conhecidos como "revolucionários de 32", exigiam a reconstitucionalização do país e o fim do governo provisório de Vargas. A revolução envolveu não apenas militares, mas também civis, estudantes, profissionais liberais e trabalhadores, unidos pelo ideal de um Brasil democrático e constitucional.


Durante o conflito, os paulistas enfrentaram forças federais superiores em número e armamento. Apesar da desigualdade, o movimento contou com o apoio massivo da população, que se mobilizou de diversas formas, desde a doação de joias para financiar a causa até a participação direta nos combates.


A revolução, embora derrotada militarmente, alcançou seus objetivos políticos a médio prazo. Em 1933, o governo Vargas convocou uma Assembleia Constituinte, e, em 1934, foi promulgada uma nova constituição, atendendo, em parte, às demandas dos constitucionalistas.


Hoje, o 9 de julho é feriado estadual em São Paulo, e a data é comemorada com diversas atividades cívicas e culturais. O Obelisco do Ibirapuera, também conhecido como Mausoléu aos Heróis de 32, é um dos principais símbolos dessa luta, onde estão sepultados muitos dos combatentes que deram suas vidas pelo ideal constitucionalista.


A Revolução Constitucionalista de 1932 é lembrada como um momento de coragem e determinação do povo paulista, que lutou bravamente pela democracia e pelo estado de direito no Brasil. É uma data de reflexão sobre a importância da participação cidadã e da luta por um país justo e democrático.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Ler é a maior arma que temos...

bottom of page