Voar...


Voar... desde sempre um sonho humano.

Ícaro em seu afã queimou-se, mas, nem assim deuses e homens desistiram da possibilidade de alcançar o céu... e foi um astuto brasileiro – Alberto Santos Dumont – que em 23 de outubro de 1906 sobrevoou a bordo do 14 Bis Campo Bagatelle na França.

Nesse clima de festejos tem início no começo XX a maior revolução em meios de transporte do planeta – o avião.

Atualmente uma das formas mais rápidas de cruzar oceanos seja para passear ou para transportar produtos. O mesmo modal que salva também foi e é responsável por guerras e atentados...

Como todos os grandes inventores, Dumont tinha uma mente além de seu tempo e o espírito de criar algo para o bem deixou-o frustrado como percebemos em sua fala “Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la.”

A maior curiosidade é que também é dele a invenção do relógio de pulso. Com a necessidade de medir o tempo de voo de seus aviões a dificuldade em tirar o relógio do bolso como eram naquele tempo e amigo pessoal de Louis Cartier nosso brasileiro pediu ao amigo que fizesse um protótipo que pudesse ser fixado no braço e aí nasce o famoso modelo Cartier com pulseira em couro e mostrador com números romanos.

Para que não conhece a Casa do Pai da Aviação em Petrópolis é um mimo incrustrado que entre outras novidades tem uma escada com os degraus alternados... vale a pena visitar!

Para homenageá-lo o dia de hoje também é o dia da Força Aérea Brasileira – uma das três forças armadas de nosso país. A FAB foi criada em 1941 espelhando-se em modelos de organizações aéreas de outros países, principalmente, Reino Unido, Itália e França.

“Inicialmente, a FAB tinha como principal objetivo vigiar as costas marítimas brasileiras pelo ar. No entanto, com a Segunda Guerra Mundial e após o ataque de submarinos nazistas aos navios brasileiros, a Força Aérea Brasileira se juntou pela primeira vez numa guerra, combatendo pelos Aliados contra a Alemanha Nazista.” (fonte:- https://www.calendarr.com/brasil)

Salve o Dia do Aviador!

Salve Alberto Santos Dumont!







28 visualizações
 
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por Poetando com Helena Fraga. Orgulhosamente criado com Wix.com